Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2007

Polvo na frigideira.

Imagem
ingredientes: 1.200 kl de polvo 24 batatinhas para assar 8 dentes de alho 1 cebola 1 folha de louro q.b. azeite Q.b. sal Q.b. coentros picados Confecção : Lavar o polvo e cozer numa panela de pressão com um pouco de azeite, sal, cebola e o louro. Num tabuleiro por as batatas com com um pouco de azeite, salpicar com sal, envolver e levar ao forno para assar. Depois de assadas dar um murro. Depois do polvo estar cozido, cortar as pernas e levar numa frigideira ao lume com azeite e alho. Deixar corar as pernas do polvo, salpicar com coentros e rectificar os temperos. NOTA- Nunca deite fora a água da cozedura do polvo e as aparas , pois com esta pode fazer um delicioso arroz de polvo.

Mexidos de Natal

Imagem
Ingredientes: 400 g de açúcar 125 g de amêndoas peladas 100 g de uvas passa 1 pau de canela 1 colher de sopa de manteiga 1 cálice de vinho do Porto 100 g de pão cacete 12 gemas leite Preparação: Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água a ferver até fazer ponto de pérola fraco. Rala-se a amêndoa (devendo ficar grossa). Adiciona-se a amêndoa à calda, juntamente com as passas, o pau de canela, a manteiga e o Porto. Deixa-se engrossar.Entretanto, escalda-se o pão (só o miolo) com um pouco de leite a ferver. O leite é apenas o suficiente para embeber o pão. Desfaz-se o pão o melhor possível (com a varinha), escalda-se com o preparado anterior e leva-se novamente ao lume a ferver.Depois de bem cozido, retira-se o calor, deixa-se arrefecer um pouco e adicionam-se as gemas desfeitas.Leva-se novamente ao lume só para levantar fervura. Serve-se em travessas, devendo ficar ralo e fino, sendo às vezes preciso juntar mais calda fraca de açúcar, que será feira à parte.

Conselhos úteis.

Imagem
ALHO: Para retirar o cheiro de alho das mãos não as esfregue nunca; ponha-as debaixo de uma torneira com água corrente e espere um ou dois minutos. Separe os dentes de alho um a um, depois com a faca tire os dois lados do dente, com um martelinho de carne dê um toque em cima , verá que a casca se desprende com facilidade .. Nunca use o alho para temperar peixes, pois eles tiram todo o seu sabor.A carne do peixe é muito sensível e se você usar o alho, não mais distinguirá qual peixe está comendo. Se não acredita, faça uma experiência cozinhando um peixe com alho e outro sem alho. Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta esmagar esfregar um pezinho de salsa com os dedos e por fim passar por água, é infalível . ALFACE VERDINHA: Quando quiser fazer salada com alface, para que fique riginha, depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açúcar.Verá que a alface fica riginha. FORMIGAS: Para acabar com as formigas na cozinha principalmente na pia é só deixar uma v

Lombo de porco com tomate.

Imagem
Ingredientes: 800 g de lombo de porco 2 tomates 80 g de fatias de toucinho 1 colher de sopa de banha 1 colher de sopa de vinagre sumo de 2 laranjas 1 dl de vinho branco 1 colher de sopa de colorau 1 dl de azeite sal q.b. pimenta moída na altura q.b. 1 ramo de salsa Confecção: Coloque o lombo de porco num tabuleiro de barro. Junte-lhe a banha, o vinagre, o sumo de laranja e o vinho; tempere com sal. Sobreponha-lhe o tomate cortado em rodelas e o toucinho em fatias.Leve ao forno a (180ºC), cerca de 40 minutos. Entretanto descasque, lave e corte as batatas em cubos e frite-as no azeite. Agite ocasionalmente a frigideira e tempere com sal, pimenta e colorau. Por fim, junte as batatas ao lombo e sirva polvilhado com salsa picada.

Arroz de bacalhau com grão.

Imagem
Ingredientes: 160g de arroz carolino 1 cebola 3 dentes de alho picados 1 tomate maduro e pequenino picado 0,5dl de azeite 1 folha de louro 3 postas de bacalhau 1 frasco de grão cozido sal e pimenta q.b. Alface, cebola e coentros picados q.b. para salada . Tempero de azeite e vinagre. Confecção: Refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite, juntamente com a folha do louro. Em seguida acrescente o tomate e deixe fritar. Escorra o grão e deite a água no tacho. Quando levantar fervura, junte o arroz e deixe cozer um pouco. Quando o arroz estiver entalado, junte o bacalhau partido aos bocados e deixa cozer. 1 minuto antes acrescente o grão. Se vir que falta água, acrescente mais, porque este arroz quer-se malandrinho. Acompanhe com salada de alface temperada com cebola ,coentros picados, azeite e vinagre. ( e se tiver pãozinho quente e crocante e azeitonas pretas na mesa, sobe com certeza ao céu! ). Bom apetite!

Molho para bifes.

Imagem
Ingredientes: 1 cálice de Vinho Madeira 1 colher de (sopa) de Molho inglês 1 colher de (chá) cheia de mostarda 2 colheres de (sopa) de manteiga pimenta em pó q.b. Confecção:Derrete-se a manteiga numa frigideira, sem queimar; deita-se-lhe o vinho, o molho e a mostarda, mexendo muito bem para ligar. Na ocasião de se servirem os bifes, fritam-se em manteiga, junta-se a gordura dos mesmos ao molho já preparado e deita-se por cima dos bifes.

Biscoitos de Azeite

Imagem
Ingredientes: 8 ovos ; 250 g de açúcar ; 2,5 dl de azeite ; 1,100 kg de farinha (aprox.) ; 1 colher de sobremesa de canela ; açúcar e canela para polvilhar ; 1 ovo para dourar Confecção: Tomam-se 5 ovos inteiros e mais 3 gemas e batem-se com o açúcar e 1 colher de sobremesa de canela.Junta-se em seguida o azeite, continua a bater-se e adiciona-se finalmente a farinha, batendo sempre. A farinha que se junta é a necessária para se obter uma massa que possa ser tendida.Formam-se então com a ajuda de farinha biscoitos em forme de SSS, que se pincelam com ovo batido e se polvilham com açúcar e canela.Estes biscoitos, que devem ficar bem gordos (não achatados), levam-se a cozer em tabuleiros em forno bem quente durante cerca de 20 minutos.

Açorda de Camarão

Imagem
Esta receita já é bastante conhecida de todos nós mas como eu adoro este prato, resolvi colocar para quem quiser fazer. Ingredientes: 600 g de camarão 8 dentes de alho 1 talo de aipo 1 1/2 dl de azeite 1 cebola 1 cenoura 1 ramo de salsa 1/2 kg de pão alentejano 1 dl de vinho branco 2 colheres (sopa) de polpa de tomate 1 l de água 1 ramo de coentros 3 gemas sal, pimenta e hortelã q.b. Preparação : Descasque o camarão. Descasque também e corte grosseiramente a cebola, a cenoura, metade dos dentes de alho e o aipo. Refogue estes ingredientes em meio dl de azeite, juntamente com a salsa e tempere com sal e pimenta. Refresque com o vinho branco. Adicione a polpa de tomate e a agua. Deixe durante quatro minutos e rectifique os temperos. Corte o pão em pedaços pequenos e demolhe-o com o caldo obtido, previamente coado. Lamine os restantes dentes de alho e leve a alourar no restante azeite; quando estes estiverem a ficar com cor, junte o pão demolhado e deixe cozinhar, mexendo várias vezes. A

Empadão de bacalhau.

Imagem
Ingredientes: 2 postas de bacalhau demolhado 2 cebolas 2 dentes de alho 1 pãozinho (ou 50 g de miolo de pão) 1/2 dl de azeite 1 folha de louro 1 chávena (chá) de tomate pelado com a respectiva calda 1 colher (sopa) de salsa picada sal, farinha e picante, q.b. Puré de batata: 1200 kg de batata 1 colher (sopa) de margarina 1/2 chávena de leite quente sal, pimenta e noz-moscada, q.b. 1 ovo Preparação : Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho, deite-os num tacho com azeite e leve ao lume a refogar; vá mexendo e quando tiverem alourado um pouco, junte-lhe o tomate e a folha de louro e deixe ferver durante dois minutos, para apurar. Demolhe o pão, coza o bacalhau, tire-lhe as peles e espinhas, aproveitando-o muito bem, depois desfaça-o embrulhado num pano ou esmague-o no passe-vite. Esprema o pão, deite-o no refogado e junte-lhe também o bacalhau e a salsa picada, faça ferver alguns minutos até apurar e estar na desejada consistência, para rechear, tire do lume e tempere de sal e pi

Bolo de brigadeiro.

Imagem
Ingredientes: Massa: 1 xícara (chá) de açúcar. 1 colher (sopa) de fermento em pó. ½ xícara (chá) de chocolate em pó solúvel. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. 1 xícara (chá) de leite. 5 ovos. Recheio e Cobertura: ½ xícara (chá) de chocolate granulado. ½ xícara (chá) de chocolate em pó solúvel. 2 colheres (sopa) de manteiga. 2 latas de leite condensado. Modo de preparação: Massa: Bata na batedeira, as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente o açúcar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Incorpore, por fim, delicadamente a farinha peneirada com o Chocolate em Pó e o fermento. Despeje em uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve para assar em forno quente (200º C) por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e corte-o ao meio. Recheio e Cobertura: Leve o Leite condensado, a manteiga e o Chocolate em Pó ao fogo, mexendo sempre. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 6 minutos ou até f

Arroz de feijão verde.

Imagem
Este arroz é muito bom para acompanhamento de peixe frito, ou pastéis de bacalhau. Ingredientes: Arroz q.b. para 4 pessoas 250 gr. de feijão verde 1 cenoura (se quiser) 1 cebola 1 dente de alho 1 folha de louro Azeite calda de tomate 1 cubo de caldo para arroz sal salsa ou coentros preparação: Parte-se o feijão como se fosse para jardineira, lava-se e reserva-se. Num tacho, coloca-se a cebola bem picada, o alho, a folha de louro e o azeite. Vai ao lume para corar um pouco a cebola mas sem deixar queimar. Ferve-se água á parte para colocar depois no arroz. Coloca-se o arroz dentro do tacho juntamente com a cebola, mexendo sempre, coloque a água até cobrir. Mexa e deite a calda de tomate o cubo de caldo, a salsa, o feijão e a cenoura cortadinha em bocados pequenos. Apure mexendo de vez em quando. Retifique o tempero com sal e deixe cozer o arroz deitando mais água á medida que for cozinhando. Bom apetite.