Um Fruto Magnífico




Mirtilo



nome científico: Vaccinium myrtillus


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Classificação científica
Reino:
Plantae


Divisão:
Magnoliophyta


Classe:
Magnoliopsida


Ordem:
Ericales


Família:
Ericaceae



Género:
Vaccinium


Espécie:
V. myrtillus

smiley


O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte, ou até blueberry (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Mas algumas cidades no planalto meridional e nas serras de nordeste do estado do Rio Grande do Sul, já estão sendo introduzidos de forma satisfatória no sul do Brasil, em cidades planálticas, visto que o planalto catarinense ou meridional se encontra na zona subtropical e a uma altitude média de 1000m.

Cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema em Santa Catarina já estão introduzindo o fruto com sucesso, pois as temperaturas anuais deste logradouros encontra-se, entre as mais baixas de todo o Brasil com média de 11ºC a 13ºC anuais.


No estado do Rio Grande do Sul, estas estão sendo inseridas, nas cidades mais altas das serras de Nordeste do estado, e em cidades com altitudes entre 900 a 1200m, tais como: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula, visto, que apesar de serem altas e frias o ano inteiro, também possuem solo muito fértil e uma boa distribuição de chuva durante o ano todo.


Em Portugal vive em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º celsius.


É na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.

Na Saúde:smilies

Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros.

Já foi muito utilizado contra febres.


É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana, sendo atualmente aceita como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de suco. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas (compotas), talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.
Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organismos.



O mirtilo é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.


O mirtilo é uma planta medicinal, da qual se podem usar quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes sendo o fruto que contém mais antioxidantes, o que pevine os sinais do envelhecimento.


Experiências realizadas em ratinhos, na Tuft’s Universidade de Boston, mostram que este pequeno fruto é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro.
A versatilidade culinária é uma característica que lhe está associada, combina com caça, saladas e outros pratos, tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, batidos, é usado no fabrico de rebuçados, não podendo deixar de salientar o licor destas pequenas bagas
.


Mirtilos, os benefícios para a saúde. smiles


Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.


Antioxidante

O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.

Reduz o colesterol

Novos estudos e pesquisas efectuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

Impede infecções urinárias.

Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.


Memória e coordenação motora.

Melhora a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.

Visão.

smileys


O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.


Contra indicações:

Doentes com doenças gastro-intestinais em que incluem ulceras e gastrites


Origem da pesquisa:


Wickipédia


e



smiles



Pão de laranja e arandos feito na máquina de pão.



1 CHÁVENA DE SUMO DE LARANJA
1 OVO BATIDO
1/2 CHAVENA LEITE
2 COLHERES SOPA MANTEIGA DERRETIDA MORNA
2 CS DE AÇÚCAR
1/2 CC SAL
3 1/2 CHAVENAS DE FARINHA
FERMENTO PADEIRO

Colocar os ingredientes pela ordem indicada e fazer o programa DOCE.
Quando a máquina apitar juntar:75 GR DE ARANDOS OU PASSAS RASPA DE 1 LARANJA
Uma Verdadeira delicia.




smiley

Comentários

Abelha Maia disse…
É sim um fruto magnifico e a receita tb.
bjss
Susana Falhas disse…
Boa tarde, Manuela!

Quero agradecer-lhe, em nome da organização da blogagem colectiva Aldeia da minha vida, por ter participado, na qualidade de leitora e eleitora e pelo seu contributo para o sucesso da mesma.

Dia 30 de Junho serão publicados os resultados.
Até lá, um bom fim de semana!

Susana Falhas
Oi, Manuela!
Que delícia seus blogs!
Tenho que voltar, com certeza.

Parabéns!!!Bjsss
Pico minha ilha disse…
Manuel aqui consegui abrir os comentários logo à primeira, ponha assim no simplesmente Manuela, como está não abre a caixa dos comentários, ou será só do meu computador.Um beijinho
Anônimo disse…
No outro não abre mesmo, tentei no xp e aqui no vista nada.Lá não está página inteira como aqui.Um beijo
Salomé
Anna disse…
O fruto é ótimo como a receita, pena que por aqui é caro.

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de Bolo Rei

Salmão com legumes

Almoço de Domingo