EMPADA DE FRANGO MEDIEVAL


Massa para Empadas
Ingredientes:
4 chávenas de farinha de trigo (480 g)
1 colher de chá de sal (opcional)
1 chávena e meia de manteiga (180 g)
4 gemas de ovo ligeiramente batidas (eu coloquei 1 ovo e duas gemas)
2 a 4 colheres de sopa de água fria (opcional mas provavelmente necessário - eu tive que juntar 6 para ter uma massa elástica)
Preparação:
Misturar os elementos secos com a manteiga até formar uma espécie de areia molhada, adicionar os ovos e trabalhar a massa até que se forme uma bola soltando-se das paredes da taça, ir juntando uma colher de água de cada vez se necessário. Divida a massa em duas partes iguais e deixe repousar cerca de 15 minutos.
Numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa, estenda uma das partes da massa para a base e posteriormente a outra para a cobertura.
Forrei uma tarteira com papel vegetal (ajuda imenso a desenformar) coloquei uma rodela de massa, recheei com a carne (frango desfiado cozinhado a gosto previamente com cebola picada e temperos numa frigideira com azeite), coloquei a outra rodela por cima e fechei a massa, e com os restos enfentei a tarte, fiz o furo da praxe para a mesma respirar e pincelei tudo com gema de ovo. Vai ao forno por cerca de meia hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de Bolo Rei

Almoço de Domingo

Molhos vários para Saladas